Os três princípios básicos dos incas

- Ama K’ella - Não seja preguiçoso
- Ama Llulla - Não seja mentiroso
- Ama Sua - Não seja ladrão

Um Blog periódico de publicação inconstante.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

5-mala sem alça...

Quem costuma viajar já tem traquejo em uma habilidade muito especial: mexer independentemente os dois olhos para manter um deles na paisagem e o outro na... bagagem!
Nada mais constrangedor que ser pego sem lenço e sem documento em país estrangeiro.
Principalmente porque fica difícil telefonar e pedir "mãe! me manda uma muda de roupa limpa!"
Isso se você não passou da idade de pedir estas coisas prá sua ou qualquer outra mãe...
Por esta razão a mochila cargueira se torna uma ótima opção de bagagem.

Nosso companheiro de viagem, o Parucker, que é mega chique, ultra moderno e de vanguarda (foi para a Índia antes dela virar novela) nos mandou um e-mail sobre mochilas cujas dicas incluo neste este tópico.
Lá vai...
Mochilas urbanas (apenas as duas alças) não são próprias para uso prolongado ou transporte de peso. Você pode ser surpreendido por dores nas costas ou pescoço.
Também é melhor não se entusiasmar e comprar uma mochila cargueira de 100 litros, porque falta gente para carregar quando a danada está cheia e você cansado. 40 a 50 litros é uma boa medida. 
Existem algumas diferenças entre as mochilas de escalada e as de caminhada que devem ser observadas.
Ambas vêm com a barrigueira,a  faixa que prende a mochila aos quadris, garantindo que o peso fique nos seus quadris e não nos seus ombros.
Mochilas de escalada têm a parte dos quadris estreita para facilitar a movimentação.
As de caminhada têm a parte que fica nos quadris mais larga.
 
As melhores mochilas dispõem de costuras seladas e proteção nos ziperes para dificultar a entrada de água, estruturas internas (colunas em alumínio, por exemplo) que deixam a mochila firme, se adaptam as suas costas e protegem a coluna, ombros e pescoço.
Com barrigueira e sem estrutura interna não é uma boa escolha.
 
Experimente a sua mochila como quem compra sapato de festa. Ande com ela, veja se alças não roçam na lateral do pescoço, pontas te cutucam, se é fácil de colocar e tirar...
Uma coisa é carregar uma mochila vazia por 5 minutos, e outra carregar a mesma mochila cheia e pesada quando você está cansado, com fome e de mau com o mundo.
Se você viaja bastante é interessante investir em uma boa mochila, que fica grudadinha nas suas costas durante a soneca no aeroporto. Desconfie das muito baratinhas.
Nas lojas de material de camping/esportivo existem opções para todos os gostos e bolsos. Alguns modelos vêm até com mochila de ataque destacável para você deixar a grande na pousada ou hotel e andar só com o necessário.
Um luxo.

Uma vez dentro do Peru é bom saber que Lan Peru em classe turística, é permitido levar 1 mala com 20 kg por passageiro, além de 1 bagagem de mão com até 8 kg. Já a cia Taca permite levar 1 mala com até 22 kg e 1 bagagem de mão de até 10 kg. Lembre-se de identificá-las e fechá-las com cadeados. Fique atento para as restrições da bagagem de mão e leia atentamente o check list que será entregue após a confirmação de sua viagem.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário