Os três princípios básicos dos incas

- Ama K’ella - Não seja preguiçoso
- Ama Llulla - Não seja mentiroso
- Ama Sua - Não seja ladrão

Um Blog periódico de publicação inconstante.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

12- Iguarias peruanas 2 (vamos brindar!)

Para quem está com falta de ar causada pela altitude nada mais reconfortante que um mate de coca, ou chá de coca.
É legal (em ambos os sentidos) beber o chá feito a partir da fervura das folhas de coca. Pode ser encontrado frio, porém é mais comum bebe-lo quentinho para combater os efeitos da altitude.
Mas se você não está sofrendo o soroche, mal da altitude, e deseja ficar um pouco alto, a pedida então é o pisco sour, preparado a partir de ingredientes tão bacaninhas quanto uma boa quantidade de clara de ovos crua, pisco e suco de limão.
Se peruano fôsse, Luiz Gonzaga com certeza cantaria "eu quero um pisco sour prá beber, o meu problema ele tem que resolver..."

Emoliente é um chá espesso cujo sabor vai variar de acordo com a erva ou suco de frutas envolvidos. Custa uns 50 centavos de soles e dizem os locais que vale a tentativa.
O que não vale mesmo é confundir a chicha morada, suco de milho roxo que eu aprecio bastante, com a chicha de jora, bebida de boteco feita de milho fermentado.
Pilsen e cristal são duas marcas famosas de cerveja, além da Cuzqueña e a Arequipeña (adivinha de que região elas vêm). Quem sabe você acabe se enturmando e fazendo parte do ritual de tomar cerveja, parecidíssimo com a roda de chimarrão dos gauchos. A cerveja em lata tornou-se uma praga no Peru, pois muitos a bebem enquanto passeiam pelos sitios arqueológicos largando latinhas abandonadas pelos caminhos.
Se for beber, lembre do famoso ditado "atrás de si deixe apenas suas pegadas", mesmo que os outros insistam em deixar o lixo para trás.
Um dia a gente acaba contaminando de forma positiva esta gente!

De qualquer forma, se você pretende encher a cara, prefira faze-lo em Lima, porque a altitude e o ar rarefeito de Cusco e arredores tornam a ressaca bem mais tocante que ao nível do mar.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário